top of page
TURISMO DE PESCA SUSTENTÁVEL EM TERRA INDÍGENA KAYABI
TELES PIRES LODGE
O PESQUE E SOLTE
Você sabia que a pesca esportiva é um dos principais motivos pelos quais as pessoas visitam a Amazônia mato-grossense? O que é incrível devido à variedade de espécies que você pode encontrar no rio Teles Pires e seus afluentes. Quer saber mais sobre algumas dessas espécies incríveis? Então vem comigo!
ESPÉCIES DA NOSSA REGIÃO
CACHARA
Presente em praticamente todos os meses do ano, porém com maior incidência nos meses entre novembro à março. O Cachara é uma espécie de couro de valor esportivo muito apreciado nessa região, gostam de permanecer nos leitos de lagoas com ligação ao rio Teles Pires à espreita de pequenos peixes, nas cheias entram na floresta inundada, é capturado preferencialmente com iscas naturais, não tem quem não se emociona ao fisgá-lo.
Cachara ou Surubim - Pseudoplatystoma punctifer
Cachara
JAÚ
Considerado um dos maiores bagres da América do Sul essa espécie tem muito valor esportivo por proporcionar combates de tirar o fôlego.
Entre os primeiros meses do ano esses gingantes reinam na diversão mas costumam marcar presença em outros períodos e quando o rio está baixo é na corredeira do Rasteira onde costumam se concentrar. Fica a dica!
Jaú - Zungaro zungaro
Jaú
PIRAÍBA
Fisgar um exemplar dessa espécie é como acertar na loteria, não que ele seja impossível de ser encontrado no rio Teles Pires, mas é por ser um peixe desejado por quase a totalidade de pescadores esportistas. Tirar uma foto com esse belo troféu e compartilhá-lo com os amigos, principalmente aquele que geralmente duvida de você é sinônimo de missão cumprida.
Piraíba ou Filhote - Brachyplatystoma filamentosum
Piraíba
PIRARARA
O peixe mais vistoso do rio Teles Pires, possui cauda de coloração avermelhada e o seu dorso é de tonalidade mais escura causando contraste com um amarelo pálido na parte de baixo.
Junto com seus "amigos", o jacaré e a onça pintada formam um grupo de predadores do peixe piranha. Por isso caro pescador, não se engane, a Pirarara pode até ser bonitona e ajudar você sair mais chique na foto, mas não deixa de ser um voraz caçador.
Pirarara - Phractocephalus hemioliopterus
Pirarara
Caparari
CAPARARI
Nativo do rio Teles Pires é uma espécie da ordem dos peixes-gato - não tanto quanto sua amiga Pirarara. Distingue-se pela sua cabeça chata e moderadamente estreita entre outras características e mesmo assim pode ser confundido pelo Cachara, principalmente por quem pouco conhece dessa espécie. Melhor época para uma disputa com o Cachara é durante os períodos de outubro, variando até fevereiro.
Caparari - Pseudoplatystoma tigrinum
CACHORRA
Essa espécie é "curva de rio", frequenta áreas de água rápida, corredeiras ou perto de margens profundas do rio Teles Pires o que possibilita fisgá-lo em qualquer período do ano. Espécie que não tolera muito tempo de briga mas seus ataques proporcionam grande doses de emoção.
Cachorra-larga - Hydrolycus armatus
Cachorra
TAMBAQUI
Briguento e de mordida poderosa devido ao fato de se alimentar de cascas de frutas e sementes muito duras, essa espécie prefere ficar próximo de vegetações frutíferas se alimentando por um longo período. Nesta região costuma-se fisgá-lo entre janeiro à abril, registros de outros períodos são muito raros mas não impossíveis de acontecer.
Tambaqui - Colossoma macropomum
Âncora 1
TUCUNARÉ
Peixe explosivo, ataca com muita força a isca e assim que é fisgado a briga é intensa. Geralmente encontrado à jusante da corredeira do Rasteira no rio Teles Pires e também em lagos ou lagoas nas proximidades. Uma ótima opção também para quem gosta da modalidade fly fishing.
O tucunaré amarelo é a espécie predominante podendo encontrar outra espécie na região como é o caso do Tucunaré-fogo, no rio Cururu.
Tucunaré - Cichla cf. pinima
Tucunaré
MATRINXÃ
Esse peixe é encontrado próximo das margens no rio Santa Rosa, afluente do Teles Pires. Sua época de captura é entre março e abril, período de cheia em que esse peixe tem acesso a variados alimentos de origem animal e vegetal.
Rápido e arisco, o matrinxã costuma se debater muito fora da água facilitando a sua identificação.
Matrinxã - Brycon falcatus
Matrinxã
Consulte também as temporadas que essas espécies predominam em nossa região.
Fontes pesquisadas:
* Peixes do rio Teles Pires - Diversidade e Guia de identificação Hidrelétrica Teles PIres
* Peixes Fluviais do Brasil - Espécies Esportivas - Pescaventura
EQUIPAMENTOS
MATERIAIS DE PESCA - ISCAS
Colheres Johnson com anti-enrosco de 1/2 e 3/4 de Oz.
Isca de meia água até 1 Oz, bomber, rapal, red, cores claras e brilhantes Iscas superfície em geral.
TUCUNARÉ - MATRINXÃ - CACHORRA - BICUDA
Vara de ação média pesada de até 25 lb, 5'6” a 7' pés, para carretilha ou molinete.
Carretilha ou molinete com capacidade de aproximadamente 100m de linha 17 lb.
CAPARARI- CACHARA - JUNDIÁ
Vara de ação pesada de até 60 lb, 6' a 7' pés, para carretilha ou molinete
Anzol 7/0 ou 8/0 encastoado com aço flexível de 60 lb com aproximadamente 10 cm.
JAÚ - PIRARARA
Vara de ação extra pesada à partir de 80 lb, 7' pés, para carretilha ou molinete.
Carretilha ou molinete com capacidade de no mínimo 100m de linha multi filamento de 100 lb fazendo um leader com linha mono filamento 0.80 ou 0.90.
Anzol 12/0 encastoado com aço flexível de 120 lb com aproximadamente 35cm.
Lembramos ainda que no Teles Pires Lodge encontra-se uma loja completa com itens para vendas e/ou locação
de materiais de pesca, necessários para se realizar uma pescaria em nossa região.
Veja mais recomendações na sessão o que trazer, em nosso site.
bottom of page